Fiba suspende confederação brasileira de basquete

A Federação Internacional de Basquete (Fiba) suspendeu nesta segunda-feira (14/11) a Confederação Brasileira de Basquete (CBB), por não ter cumprido as obrigações como federação nacional. Dessa maneira, o país fica proibido de participar de competições internacionais nesta modalidade.

Segundo a Fiba, apesar do apoio e da flexibilidade do órgão internacional antes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a CBB não está cumpriu completamente suas obrigações como uma federação nacional e necessita de uma reestruturação.

Como descumprimento de obrigações, o órgão cita as competições internacionais nas quais a CBB não enviou representantes – Sul-Americano sub-15 feminino,  Sul-Americana Feminina Sub-17, o Sul-Americano Sub-15 masculino, o Mundial de Basquete 3X3 – e o cancelamento dos campeonatos brasileiros de base em 2016.

Em comunicado, a Fiba denunciou ainda a falta de controle total por parte da CBB, que possuiu dívidas de aproximadamente 17 milhões de reais. O comitê executivo da federação lamentou ainda a situação do basquete brasileiro apenas três meses depois dos Jogos Olímpicos e estimulou a CBB a colaborar com a força tarefa criada para reorganizar e desenvolver o esporte no país.

A decisão da Fiba sobre a suspensão será reavaliada no fim de janeiro. A CBB afirmou estar surpresa com a suspensão e disse que comentará os itens citados pelo órgão internacional na próxima quarta-feira.

CN/abr/efe/dpa

 

Fonte da Notícia.